Notícias

‹‹ Voltar 14 jul 2025

Em celebração aos 50 anos, Agef reúne Engenheiros Florestais para debate sobre a realidade climática do RS

Imagem da matéria

Um momento único, memorável e repleto de representatividade. O evento “A Engenharia Florestal na Reconstrução Ambiental do RS: Desafios e Soluções Pós-Enchente”, realizado na noite de sábado, 12 de julho na Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Alto Taquari (Seavat), em Lajeado, trouxe um debate essencial sobre a realidade climática que atinge nosso Rio Grande do Sul constantemente.

O evento, alusivo aos 50 anos da Agef e a celebração do Dia do Engenheiro Florestal contou com palestrantes de diferentes frentes de discussão sobre as ações essenciais que envolvem o meio ambiente no nosso Estado além do papel da Engenharia Florestal frente essas mudanças climáticas, recuperação de áreas degradadas, planejamento de paisagens resilientes e prevenção de desastres ambientais.

Após apresentação da Mútua/RS conduzida pela diretora Andréa Brondani da Rocha, a programação iniciou com o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Fabricio Sutili que abordou o tema “Engenharia Natural na Restauração Pós-Enchente”. Na sequência o gestor ambiental Jarne Avila Neto da Verdetec Brasil trouxe para a discussão as “Soluções na estabilização de taludes com hidroplantio”.

“Infraestrutura rodoviária: atuação da gestão ambiental do DAER nas obras de reconstrução” foi o tema da palestra da Engenheira Florestal Josani Carbonera Pereira do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem do RS (DAER).

Fechando a primeira parte do evento, o Engenheiro Florestal Guilherme Reisdorfer conduziu uma mesa redonda para discussões com os convidados da manhã.

Após o almoço foi a vez da Engenheira Florestal e atual Secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Marjorie Kauffmann que conduziu a palestra “As mudanças climáticas na perspectiva do Governo do Estado do Rio Grande do Sul”

Ainda sobre a tragédia climática que assolou o Estado em 2024, o também Engenheiro Florestal Marcos Leandro Kazmierczak trouxe para o debate “O histórico dos eventos extremos e os cenários climáticos futuros no Rio Grande do Sul”.

Representando a presidente do CREA-RS, Nanci Walter, a Engenheira Florestal Miriam Souza deu continuidade ao evento explanando as ações da entidade com o tema “Reconstruir RS”.

Na última palestra do encontro, o também profissional da área florestal, Franco Freitas Quevedo da CMPC Brasil trouxe o tema “Reconstrução além das enchentes: a CMPC na recuperação e preservação da natureza no RS”

O debate foi finalizado com uma nova mesa redonda conduzida por Reisdorfer, agora com os palestrantes do turno da tarde.

A programação contou ainda com um jantar comemorativo aos 50 anos da Agef e a celebração do Dia do Engenheiro Florestal. Durante esse momento, a atual presidente e ex-presidentes foram homenageados pela trajetória à frente da entidade.

O evento foi uma realização da Associação Gaúcha de Engenheiros Florestais (Agef). Com patrocínio master da CMPC, patrocínio ouro Mútua, patrocínio prata Verdetec e patrocínio bronze Tecniflora, Sindimadeira, RDK Logs, Tanac, Transportes Secchin e FM Cavacos. O apoio foi da Revista Referência, Erva-Mate Sério e CREA-RS.

Mais Fotos

‹‹ Voltar